CNJ altera resolução que impede nepotismo no Judiciário

08/10/2013 - 20h35

André Richter
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu hoje (8) alterar a norma que impede o nepotismo no Judiciário. Os conselheiros entenderam que servidor público não pode ser nomeado para cargo comissionado quando tiver parente na mesma função. O caso foi considerado uma nova hipótese de nepotismo.

Os conselheiros analisaram uma consulta formulada por um juiz do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que questionava a possibilidade de servidor efetivo (técnico judiciário) ser nomeado para cargo em comissão.
 
O relator da consulta, conselheiro Guilherme Calmon, entendeu que a prática é nepotismo. “Apesar de não haver subordinação hierárquica ou parentesco entre as autoridades judiciárias a que se subordinam os interessados na consulta, considero que as situações tais como a retratada nos autos caracterizam prática de nepotismo vedada por ato normativo deste conselho”, disse Calmon.

Com a decisão, o CNJ mudou a redação de um parágrafo da norma para deixar claro que a exceção prevista na resolução que trata do nepotismo só é considerada quando dois servidores forem efetivos do quadro do tribunal.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil