UPPs no Complexo do Lins serão inauguradas em novembro, diz Sérgio Cabral

07/10/2013 - 21h01

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As duas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Complexo do Lins, na zona norte, que abrange 13 comunidades, serão inauguradas no segundo semestre de novembro, segundo o governador Sérgio Cabral. Hoje (7), homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil permanecem na comunidade, mas a partir de amanhã (8), o policiamento será feito pela Polícia Militar (PM).

Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães vão fazer varreduras nos becos e favelas à procura de drogas e armas, revistar casas de suspeitos e cadastrar carros e motos dos moradores das comunidades, além de disciplinar o horário de bailes funk e fiscalizar o ruído das caixas de som, em respeito à Lei do Silêncio.

A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) continua o serviço de limpeza das ruas das comunidades com 70 garis. A operação começou ontem e, até as 17h desta segunda-feira, foi removido um total de 76 toneladas de resíduos, sendo 18 toneladas somente hoje. A RioLuz também está restabelecendo os pontos de luz em várias regiões que ficavam apagados por determinação do tráfico de drogas.

Foram intensificados também os serviços de pavimentação asfáltica e o atendimento ao sistema de drenagem de várias áreas das comunidades ocupadas, com a recuperação do asfalto, além de limpeza manual de caixa de contenção e recuperação de 12 metros de guarda-corpo. Os serviços continuam a atender a localidade conhecida como o Barro Vermelho, as ruas Dona Francisca e Zizi, na região da Árvore Seca e da Cahoeirinha.

A Rioluz mantém os serviços de restabelecimento e reparos no sistema de iluminação pública. São um total de 30 homens trabalhando na localidade. As equipes normalizaram 106 pontos de iluminação, apagando as lâmpadas acesas durante o dia e as que permaneciam apagadas à noite, além de substituição de 160 metros de cabos elétricos e implantação de implantação e reformulação de oito pontos de luz.

Uma equipe de seis homens da Defesa Civil municipal fez testes nos equipamentos nos 17 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme no Complexo do Lins que serve de alerta à população em caso de chuva forte na região.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil