Manifestantes se concentram para protesto no centro do Rio

07/10/2013 - 18h16

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Manifestantes já estão concentrados, na Igreja da Candelária, no centro do Rio, para um protesto batizado de Um Milhão pela Educação. A maior parte do público é formada por professores municipais e estaduais, estudantes, bancários e petroleiros. As categorias decidiram fazer um ato unificado em defesa do ensino.

Os manifestantes pretendem seguir pela Avenida Rio Branco, uma das principais do centro, até a Cinelândia, em frente à Câmara dos Vereadores. O local foi palco, no último dia 1º, de uma violenta repressão da Polícia Militar (PM) aos representantes do magistério e também a outros manifestantes, muitos deles integrantes do grupo Black Bloc, durante votação do plano de cargos e salários do magistério municipal enviado pela prefeitura.

O comércio na região central continua funcionando, mas todas as agências bancárias estão protegidas por chapas de compensado, para evitar que virem alvo de depredações. A PM já está presente, mas com um efetivo mais discreto do que nas demais manifestações. O governador Sérgio Cabral tem respondido, em entrevistas, que é preciso separar os professores dos manifestantes que promovem vandalismo, para que os representantes do magistério não sejam atingidos pela repressão policial.

Enquanto uns vem para protestar, outros aproveitam para ganhar  dinheiro, como José Francisco de Oliveira. Ele trouxe 20 máscaras contra gás , que vende a R$ 5 cada uma e vendeu todas. Ele saiu para trazer mais máscaras.

 

Edição: Fábio Massalli // matéria atualizada às 17h44 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil