Analistas estimam nova elevação da Selic na reunião do Copom

07/10/2013 - 12h41

Daniel Lima*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os analistas e investidores do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central (BC), estimam nova elevação da taxa básica de juros (Selic), que pode chegar a 9,5% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana. A projeção está no boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC. A última alteração foi feita no fim de agosto, quando a taxa subiu para 9% e, se confirmada a nova elevação, será o quinto ajuste seguido nos juros implementado pelo Banco Central.

Terminada a última reunião de agosto, o Copom divulgou nota na qual "avalia que a decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”. A decisão do comitê foi unânime. A taxa Selic permaneceu em 7,25% de outubro do ano passado a abril deste ano, no menor patamar da série histórica dos juros. Em abril, o Copom elevou a taxa para 7,5% e a cada reunião do comitê faz nova alteração.

Com a Selic acima de 8,5%, a poupança voltou a ter remuneração pela regra antiga, que equivale à correção de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais Taxa Referencial.

*Colaborou Stênio Ribeiro

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil