Suspensas buscas para encontrar corpos de vítimas do naufrágio no Sul da Itália

05/10/2013 - 13h08

Da Agência Brasil*

Brasília – As ações de busca para encontrar os corpos ainda desaparecidos no naufrágio na Ilha de Lampedusa, no Sul da Itália, estão hoje (5) suspensas devido às condições do mar.

Na quinta-feira (3), uma embarcação proveniente da Líbia, que transportava de 450 a 500 imigrantes clandestinos da Somália e da Eritreia, naufragou, e o número de mortos poderá passar de 300. Somente 155 pessoas foram salvas e foram recuperados, até agora, 111 corpos.

De acordo com a polícia local, a busca foi suspensa por causa do mar agitado e do vento forte. As autoridades italianas, no entanto, ressaltaram que estão dispostas a recuperar todos os corpos.

Os destroços da embarcação foram localizados e as primeiras aproximações revelaram cenas chocantes. Seguno mergulhadores, dezenas de corpos estão empilhados uns sobre os outros. O número de desaparecidos, no entanto, pode passar de centenas.

Diversos países europeus estão ajudando no reforço às operações de vigilância ao redor da ilha contra a imigração ilegal. A Força Aérea Portuguesa enviou uma aeronave C-295M, que seguiu hoje para o Sul de Itália a pedido da agência da União Europeia que cuida da cooperação da vigilância de fronteiras.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Nádia Franco