Chuva deixa 14 municípios do Rio em estado de alerta

04/10/2013 - 17h36

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Quatorze municípios do Rio de Janeiro estão em estado de alerta devido à chuva que atingiu o estado na manhã de hoje (4). De acordo com o Sistema de Alerta de Chuvas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a maior parte das cidades em situação de atenção está localizada na região serrana do estado e na Baixada Fluminense.

Pela manhã, o Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense, ficou fechado por cerca de uma hora para pousos e decolagens devido ao mau tempo. De 84 voos programados até a tarde de hoje, no Santos Dumont, 26 atrasaram e 14 foram cancelados, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, de 75 voos, 16 atrasaram e quatro foram cancelados. Pela manhã, o terminal operava com o auxílio de instrumentos.

As cidades em estado de atenção indicadas pelo Inea são Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim, na região serrana, Niterói, São Gonçalo e Paracambi, na região metropolitana e Angra dos Reis, no sul fluminense.

No município do Rio, os bairros com maiores índices pluviométricos registrados até o momento pelo Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca são Ilha do Governador, Penha, Méier, Madureira, Irajá, Tijuca e Grajaú, na zona norte; Jacarepaguá, Cidade de Deus, Grota Funda e Mendanha, na zona oeste; Rocinha e Copacabana, na zona sul, e Saúde, no centro da capital fluminense.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de nebulosidade e chuvas no estado, veio de áreas de instabilidade do Acre, na Região Norte do país, passando pelas regiões Centro-Oeste até a Sudeste, entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Uma frente fria irá se formar a partir de amanhã (5), causando um declínio na temperatura. O final de semana será marcado por céu nublado e chuva fraca a moderada. O tempo só irá melhorar a partir de segunda-feira (7), quando a frente fria for para o Espírito Santo.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil