Cazaquistão abre em Brasília a primeira embaixada na América Latina

02/10/2013 - 18h03

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Cazaquistão abre hoje (2) à noite em Brasília a primeira embaixada do país na América Latina. O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, recebeu no Itamaraty o chanceler do Cazaquistão, Erlan Idrissov, e confirmou presença na inauguração da representação diplomática. Pela manhã, os ministros discutiram as relações entre os dois países e formas de aumentar o fluxo de produtos e de investimentos. Nos últimos dez anos, o comércio entre o Brasil e o Cazaquistão aumentou de R$ 18 milhões para R$ 200 milhões.

"A visita [de Idrissov] marca um novo momento na relação entre os nossos países, de ampliação de diálogo diplomático e aprofundamento das relações econômicas e comerciais. Durante a visita, assinamos acordos que marcam o lançamento da relação a um novo patamar", disse Figueiredo. Entre os acordos firmados está o de facilitação de concessão de vistos.

De acordo com Figueiredo, foram discutidos temas internacionais de interesse em comum, como a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, as questões da Síria e do Irã, a paz no Oriente Médio e a necessidade da criação de uma governança civil internacional para a internet.

"Temos muitas coisas em comum. Somos grandes em território e em população, temos abundância em recursos naturais e posições regionais estratégicas. O nosso intercâmbio é frutífero", informou o chanceler do Cazaquistão.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil