Senado aprova indicação de Patriota como representante do Brasil na ONU

01/10/2013 - 21h13

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Senado aprovou hoje (1º) a indicação da presidenta Dilma Rousseff para que o ex-ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota assuma o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A indicação teve 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção.

Patriota deixou o comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboya, que atuava na embaixada brasileira na Bolívia, colaborou para a fuga do senador boliviano oposicionista Roger Pinto Molina do país. A operação de retirada de Molina, que não obteve salvo-conduto das autoridades da Bolívia, foi feita sem conhecimento do governo brasileiro e acabou desencadeando uma crise diplomática, que culminou com Patriota entregando o cargo de chanceler.

Na ocasião, a presidenta decidiu indicá-lo para o posto na ONU, submetendo a escolha à aprovação do Senado Federal. Patriota foi sabatinado e aprovado pelos membros da Comissão de Relações Exteriores da Casa na semana passada. No Itamaraty, ele foi substituído pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que chefiava a representação brasileira nas Nações Unidas desde junho deste ano.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil