Equipe que vai inspecionar armas químicas chega à Síria

01/10/2013 - 11h01

Masnaa (Líbano) – Uma equipe de inspeção de armas químicas chegou hoje (1º) à Síria, pela fronteira com o Líbano, para iniciar a avaliação do arsenal com vistas à sua destruição. Com 20 integrantes, a equipe seguirá para Damasco, a capital síria, onde iniciará a missão de inspeção, definida pela Resolução 2.118 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada sexta-feira (27).

A Organização para a Interdição de Armas Químicas é responsável pela aplicação da resolução, que prevê a destruição do arsenal químico até junho de 2014.

A organização recebeu documentos do regime sírio com a lista das armas. Os peritos calculam que há 1.000 toneladas de gás sarin, gás de mostarda e outros produtos químicos proibidos em cerca de 45 locais.

A resolução é resultado de acordo firmado entre os Estados Unidos e a Rússia, negociado na sequência de um ataque com armas químicas, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco, em que morreram centenas de pessoas. Nessa segunda-feira, outro grupo de inspetores da ONU concluiu a missão de investigar o uso de armas químicas.

Em relatório preliminar, divulgado após a primeira missão, os inspetores confirmaram a utilização de gás sarin no ataque de 21 de agosto.