Conab fará quarto leilão de contratos de opção de venda de café na próxima semana

01/10/2013 - 18h52

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O quarto leilão de contratos de opção de venda de café, que será feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para dar vazão ao lote de 4.058 contratos não comercializados nos três leilões anteriores, ocorrerá na próxima terça-feira (8). Os papéis correspondem a 405,8 mil sacas de 60 quilos cada. A data foi divulgada hoje (1°) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, já havia anunciado um leilão excedente para negociação dos contratos restantes.

O objetivo do governo com os leilões é auxiliar na recuperação dos preços do café, pois há uma crise no mercado internacional com reflexos no mercado interno. De acordo com os cafeicultores, o valor pago pelas sacas não remunera os custos de produção. Ontem (30), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou ter pedido ao governo a suspensão por três meses da cobrança de parcelas de empréstimos dos produtores de café, que estariam com alto nível de endividamento.

Os três primeiros leilões ofertaram 30 mil contratos, correspondentes a 3 milhões de sacas de café. Como a comercialização ficou entre 85% e 87%, o governo informou que faria nova operação para negociar os papéis restantes. Poderão participar do leilão produtores rurais de café arábica e suas cooperativas estabelecidas na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Paraná e em São Paulo. Os grãos são originários de Espírito Santo, da Bahia e do Paraná.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil