Presidente do Paraguai visita Supremo Tribunal Federal

30/09/2013 - 21h36

Da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Paraguai, Horácio Cartes, foi recebido hoje (30) pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. A visita ocorreu após Cartes ter se encontrado com a presidenta Dilma Rousseff e com o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

Lewandowski relatou a Cartes como funciona o Poder Judiciário brasileiro e defendeu intercâmbio entre magistrados dos dois países.

“O intercâmbio no âmbito jurídico entre os operadores do direito é muito importante, sobretudo dentro do Mercosul, na Unasul [União de Nações Sul-Americanas]. Nós temos não só a Escola Nacional da Magistratura, temos várias escolas estaduais, temos escolas na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho. Ofereci ao presidente que pudesse eventualmente enviar magistrados para a nossa escola. Manifestei também o nosso interesse de apreender com eles técnicas de mediação, conciliação e arbitragem”, disse Lewandowski.

Durante o encontro, Cartes defendeu o estreitamento das relações entre os dois países. “O Brasil não é um país a mais, o Brasil e Paraguai têm uma longa história: souberam converter grandes dificuldades em obras extraordinárias, como a construção da maior barragem do mundo”, disse o presidente paraguaio.

Ao final da audiência, Cartes foi presenteado com uma Constituição e com um livro com a jurisprudência das decisões tomadas pelo Supremo. Lewandowski ganhou do presidente do Paraguai uma caixa com CDs de música típica.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil