Caminhada em São Paulo chama a atenção para importância do envelhecimento saudável

29/09/2013 - 15h26

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 180 pessoas com mais de 60 anos participaram na manhã de hoje (29) da segunda edição da Caminhada Lazer e Saúde, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro. Divididos em grupos monitorados, os idosos percorreram um circuito de 2 quilômetros, dentro do estacionamento do Hospital das Clínicas, na região central da capital paulista. A ideia foi chamar a atenção para dois temas centrais que ajudam no envelhecimento saudável: nutrição e atividade física.

Segundo o diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, Wilson Jacob Filho, o objetivo da caminhada é incentivar as pessoas e criar um ambiente favorável à prática de atividade física.  “O melhor exemplo foi dado hoje. Mesmo em uma manhã chuvosa, mais de dois terços dos inscritos vieram à caminhada”. Cada grupo de idosos participou de atividades que envolviam memória, força, equilíbrio e velocidade. “Todos os grupos foram monitorados e nós, que organizamos o evento, fizemos o circuito também para vivenciar a experiência.”

Jacob ressaltou que, apesar de muitas pessoas acreditarem que exames muito sofisticados ou remédios sejam a base fundamental para a boa saúde, os fatores que realmente garantem isso na idade mais avançada são a nutrição e a atividade física. “O indivíduo que se mantém ativo tem saúde suficiente para viver bem em toda a sua vida. O terceiro componente é a sociabilização. Neste grupo em que muitos já se conhecem e outros não, forma-se uma grande associação de interesses fazendo com que um colabore com o outro e tenha a solidariedade necessária para um bom exercício da cidadania.”

A pensionista Auristela Batista Lopes, de 73 anos, participa regularmente das atividades do Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (Gamia) do Hospital das Clínicas, e disse que passou a frequentar as atividades para ter mais amigos, interagir e não ficar em casa sozinha depois de ficar viúva. “Vim hoje à caminhada porque normalmente eu já faço bastante atividade física e acho muito importante. Eu moro a duas horas daqui e não falto às atividades”.

A aposentada Jandira Rodrigues Gomes, de 72 anos, e considera muito importante participar de atividades como a de hoje. “Todas as pessoas idosas deveriam participar porque é importante não ficar parado em casa. Faço caminhadas três vezes por semana, sozinha. Já fiz muito exercício e gosto de participar para não ficar parada e travar tudo no organismo. Fico mais disposta, ágil e bem-humorada.”

Também aposentado, Luiz Beatriz de Souza, de 74 anos, contou que participa do grupo há bastante tempo e sempre comparece aos eventos do Gamia, porque procura atividades de todos os tipos para não ficar parado em casa. “A caminhada fortalece a parte respiratória e me faz conviver com o pessoal aqui, o que também é uma coisa muito boa. Todas as pessoas deveriam se conscientizar da necessidade de um envelhecimento saudável e de não depender de outras pessoas.”

Veja aqui a galeria de fotos.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil