Lucro de bancos permanece “robusto”, informa relatório do BC

26/09/2013 - 13h05

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O lucro líquido dos bancos manteve-se estável no período de 12 meses, encerrado em junho, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado hoje (26) pelo Banco Central (BC). O valor chegou a R$ 59,7 bilhões, com acréscimo de R$ 4,7 bilhões em relação ao resultado de dezembro.

Ao desconsiderar  o resultado de uma operação atípica de alienação da BB Seguridade, o lucro líquido do sistema permaneceria totalmente estável, sem esse aumento em relação a dezembro, de acordo com o BC.

Segundo o relatório, o lucro líquido foi limitado pelo “fraco crescimento do resultado de intermediação financeira”, em razão da redução nas concessões de crédito, menor geração de receitas e impacto “o impacto negativo da marcação a mercado da carteira de títulos”.

Apesar disso, diz o relatório, o lucro líquido “permaneceu robusto e eminentemente oriundo de operações financeiras de natureza recorrente, sobretudo bancárias e de seguros”.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 12h38 para acrescentar o segundo parágrafo.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil