Estado de bombeiro intoxicado em São Francisco do Sul é muito grave

26/09/2013 - 14h06

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Internado na madrugada de hoje (26) por intoxicação no município de São Francisco do Sul (SC), o bombeiro voluntário David Marcelino, 59 anos, apresenta estado de saúde "muito grave", informou a assessoria do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Ele passou mal após inalar fumaça provocada pela queima de uma carga de nitrato de amônio, enquanto trabalhava no local.

O bombeiro voluntário foi transferido para a unidade de Joinville às 4h desta quinta-feira, depois de receber os primeiros atendimentos, por volta das 2h, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em São Francisco do Sul. Inicialmente, Marcelino foi sedado e entubado em razão de intensa tosse, espasmos e tremores pelo corpo, e foi levado para o hospital regional, onde está internado na UTI. Ainda de acordo com a assessoria da unidade de saúde, ele respira com a ajuda de aparelhos e está sendo submetido a exames complementares neste momento.

Além dele, outro bombeiro voluntário foi atendido na madrugada de hoje no Hospital Nossa Senhora das Graças por ter inalado fumaça química. A assessoria da unidade, no entanto, não informou sua identificação e disse apenas que ele foi liberado após ser medicado. Ao todo, 172 pessoas buscaram atendimento no hospital, a maior parte com sintomas considerados simples pelos médicos, como irritação nos olhos e na garganta, náusea e vômito.

Mais cedo, em entrevista à Agência Brasil, o comandante João dos Santos Júnior, que coordena os 70 bombeiros voluntários integrantes da força-tarefa que atua na operação, disse que o trabalho é prejudicado pela mudança na direção do vento na região, que leva a fumaça para diferentes lugares e a distâncias maiores. A equipe é formada também por bombeiros militares, a Defesa Civil, as polícias Civil e Militar e o Exército.

A fumaça é decorrente da queima de uma carga de nitrato de amônio, no galpão de uma fábrica de fertilizantes, no Bairro Paulas, em São Francisco do Sul. O acidente ocorreu por volta das 22h de terça-feira (24). A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar as ações de assistência à população. Ontem (25), o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, esteve no local para acompanhar as ações das equipes. Também acompanharam os trabalhos a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil