Correios e federação divergem sobre abrangência de greve

26/09/2013 - 18h00

Pedro Peduzzi e Sabrina Craide
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) continuam a divergir sobre o alcance da greve dos funcionários da estatal.

De acordo com os Correios, 92,83% dos empregados estão trabalhando hoje (26), conforme registro do sistema eletrônico de presença. Entre os trabalhadores da área operacional, que abrange carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo, o índice está em 91,51%.

Apesar de não apresentar uma taxa de adesão, por considerar que pode prejudicar a greve, a secretária-geral da Fentect, Anaí Caproni, diz que os números da estatal são “informação inverídica”, pois o sistema eletrônico de ponto, segundo a federação, não cobre o país todo. “Esse sistema é uma coisa que só a empresa tem controle, então não tem como ser comprovado. A paralisação, por ser muito ampla, questiona esse índice da empresa”, disse a dirigente sindical.

Em resposta à declaração da Fentect, os Correios afirmaram que “em qualquer empresa do mundo a aferição de presença é feita pelo empregador e não pelo empregado”, e que a estatal reafirma a "exatidão dos números divulgados" e "tem compromisso de transparência com a imprensa e com a sociedade brasileira”.

Em nota, a estatal reiterou estar “em mais um esforço para encerrar a paralisação parcial”, além das diretorias regionais estarem em contato com os sindicatos que ainda não assinaram o acordo coletivo. O acordo foi aceito por sindicatos de São Paulo, Bauru (SP), do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e de Rondônia.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil