Litoral do Rio de Janeiro registra ondas de mais de 3 metros de altura

25/09/2013 - 21h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As ondas que atingiram mais de 3 metros (m) de altura no litoral do Rio de Janeiro devem diminuir no início da manhã de sábado (28), informou a Marinha do Brasil. Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, as ondas ultrapassaram a altura prevista pela Marinha (de 2,5 a 3 m) e atingiram 3,9 m perto da praia.

Nessa terça-feira (24), o Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um alerta sobre a ressaca no litoral do estado do Rio. De acordo com o Serviço Meteorológico Marinho (SMM), operado pela Marinha, o vento veio do Sul para o Sudeste, causando a ressaca. Com isso, aumentam os riscos para banhistas, surfistas e pescadores que trabalham em pequenas embarcações.

A formação de uma ressaca começa com o vento forte em alto-mar, favorecendo a propagação das ondas em direção à costa. De acordo com a Marinha, "a ressaca está sendo causada pela atuação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico Sul, que se formou próximo ao litoral da Região Sul do país”. “A persistência de ventos intensos associados a esse sistema de baixa pressão (extratropical) favoreceu o aumento das ondas que estão se propagando em direção à região costeira."

Segundo o Serviço Meteorológico Marinho, o fenômeno de ressaca no litoral sul e sudeste do Brasil ocorre principalmente nos meses de outono e inverno, devido à maior incidência de sistemas mais intensos de baixa pressão no Oceano Atlântico Sul. No entanto, o fenômeno também pode ocorrer durante a primavera, que é considerada uma época de transição.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil