Presidente do Quênia anuncia fim do cerco a centro comercial

24/09/2013 - 16h42

Da Agência Lusa

Nairobi – O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, anunciou hoje (24) o fim do cerco ao centro comercial Westgate Mall, em Nairóbi, ocupado desde sábado (21) por um comando islamita armado. Ao todo foram mortos 61 civis e seis integrantes das forças de segurança.

“Humilhamos e vencemos os assaltantes”, disse Kenyatta, acrescentando que “cinco terroristas foram mortos por disparos de balas e 11 suspeitos estão detidos”.

“As nossas perdas são imensas, mas fomos corajosos, unidos e fortes. O Quênia enfrentou o diabo e triunfou. Derrotamos os nossos inimigos e mostramos ao mundo que podemos fazê-lo”, acrescentou.

O líder queniano anunciou ainda três dias de luto nacional a partir de quarta-feira (25), um tributo às vítimas do comando armado com ligações aos rebeldes islamitas somalis Shebab.

O grupo justificou o ataque devido ao envolvimento de Nairobi no conflito interno somali com a presença de tropas quenianas no país vizinho, no âmbito de uma missão internacional de apoio ao governo de Mogadíscio.

Ao meio-dia de sábado, um grupo de assaltantes ocupou parte do centro comercial, disparando indiscriminadamente e lançando granadas sobre os clientes e funcionários.

O movimento islamita somali Shebab, ligado ao Al Qaeda, reivindicou o ataque.

Kenyatta disse que “estão em curso investigações forenses para estabelecer as nacionalidades de todos os envolvidos”.