Islamitas somalis ameaçam Quênia com novos ataques

24/09/2013 - 12h39

 

 Agência Lusa

Nairobi – Um porta-voz dos rebeldes shebab somalis ameaçou realizar novos ataques no Quênia se o governo de Nairobi não retirar as forças de combate a insurgentes islamitas, segundo uma gravação  divulgada hoje (24) na internet. Essas forças estão na Somália desde 2011.

“Lançamos um aviso ao governo queniano e a todos aqueles que o apoiam”, disse o porta-voz dos shebab somalis, sheikh Ali Mohamud Rage, numa referência ao ataque ocorrido no sábado no centro comercial Westgate Mall, na capital queniana, que foi reivindicado pelo movimento ligado à rede terrorista Al Qaeda.

“Se querem a paz, deixem o nosso território, acabem com a ingerência nos nossos assuntos, libertem os nossos prisioneiros e parem com todas as formas de luta contra a nossa religião”, reforçou o representante.

“Caso contrário, entendam que isto foi apenas uma amostra daquilo que podemos fazer” no futuro e “devem esperar dias negros”, disse sheikh Ali Mohamud Rage na mensagem de voz proferida em árabe, gravada segunda-feira (23) e hoje divulgada na rede social Twitter por meio da conta dos shebab e nos fóruns online islamitas.

O ataque de Nairobi, que fez pelo menos 68 mortos e perto de 200 feridos, é “uma resposta da nação islâmica à ingerência nos assuntos” da Somália “por parte do governo do Quênia, agente dos judeus”, advertiu o porta-voz.

O comando islamita atacou no sábado(21) luxuoso centro comercial Westgate Mall, em uma área em que o recinto estava cheio de quenianos e estrangeiros que aproveitavam o fim de semana para fazer compras.