São Paulo apresenta candidatura para sediar Expo 2020

20/09/2013 - 12h53

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A capital paulista apresentou hoje (20), em um simpósio, a candidatura para sediar a Exposição Universal, a Expo 2020. O evento é o terceiro maior do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e ocorre a cada cinco anos. Delegados da Bureau Internacional de Exposições (BIE), que escolhem a cidade-sede em novembro deste ano, foram recebidos por representantes do governo como o prefeito Fernando Haddad, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o vice-presidente da República, Michel Temer.

Segundo Temer, o governo federal vai fornecer apoio financeiro à prefeitura, se necessário, para a realização do evento. Ele disse estar confiante na vitória da cidade, que concorre com Izmir, na Turquia, Ekaterinburgo, na Rússia, e Dubai, nos Emirados Árabes. "Temos muita chance, já tivemos vitórias extraordinárias como a da Copa e das Olimpíadas", disse.

O vice-presidente comentou a manifestação que ocorreu na Avenida Paulista, contrária à candidatura de São Paulo à Expo 2020. "Eu tenho a impressão de que os movimentos, que são permitidos - nós vivemos em um estado liberal, com todas as liberdades públicas individuais - serão compreendidos pelos participantes [delegados da BIE] que aqui se acham, sob o fundamento de que são reivindicações das mais variadas, de uma democracia eficiente", declarou.

O prefeito Fernando Haddad também rebateu as críticas dos manifestantes, dizendo que o maior investimento será destinado à mobilidade. De acordo com ele, a construção da Linha 6 do metrô, que ligará o centro a Pirituba, na zona oeste, região onde está prevista a instalação de um Centro de Convenções para abrigar a Expo 2020, além do Rodoanel integrado ao aeroporto de Guarulhos, vai ser feita independentemente da escolha da cidade para sediar o evento.

Haddad destacou que o Centro de Convenções vai levar um polo de emprego e renda para Pirituba. "Nós temos a oportunidade de oferecer emprego e renda a uma população excluída hoje do desenvolvimento econômico da cidade, aquela população de Brasilândia, Perus, Pirituba está muito distante de um posto de trabalho. Nós não estamos só levando empregos efetivos para a região, como estamos levando o que há de melhor em mobilidade urbana, a Linha 6 do metrô"

Outra vantagem, segundo o prefeito, é que o empreendimento vai reforçar a vocação da cidade como destino de turismo de negócios. "É um centro de convenção três vezes maior que o do Anhembi, para continuarmos recebendo as feiras de negócios, as convenções, os seminários, os congressos, que já se realizam em São Paulo", disse ele. Haddad também está otimista quanto à capacidade de receber os turistas durante os seis de duração da Expo 2020 "São Paulo é três ou quatro vezes maior que as concorrentes", destacou.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil