Presidente do Paraguai visita Argentina e destaca cooperação regional

11/09/2013 - 10h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu visita do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, que assumiu o governo em agosto. O Paraguai ficou suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) por 14 meses, depois que os líderes regionais concluíram que houve rompimento da ordem democrática com a destituição do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Durante o encontro, os dois presidentes ressaltaram a importância da cooperação entre os países vizinhos e lembraram que a partir da articulação comum foi criado o Mercosul, na década de 1990. A Unasul foi estabelecida depois, em 2008.

“Sua visita não é apenas uma visita de Estado, mas sim o que eu considero ser a reconstituição de um instrumento de política de Estado, como é o Mercosul, que para os sul-americanos representa uma ferramenta poderosíssima, para que os quatro países do bloco [Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai] sigam crescendo”, disse Cristina.

Os presidentes conversaram ontem (10) por cerca de 40 minutos. “Muitas coisas nos unem à Argentina – dois rios importantíssimos e represas”, ressaltou Cartes, lembrando que graças a articulação entre os países vizinhos, incluindo o Brasil e o Uruguai, foi possível criar o Mercosul.

*Com informações da agência pública de notícias, Telam     //      Edição: Denise Griesinger