Reino Unido, França e EUA vão apresentar na ONU proposta russa para a Síria

10/09/2013 - 16h53

Agência Brasil*

Brasília - Reino Unido, França e Estados Unidos apresentarão uma resolução sobre a Síria perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que fez o anúncio hoje (10), disse que a decisão terá como base a proposta da Rússia para que o governo sírio coloque seu arsenal químico sob o controle internacional, de maneira a evitar um ataque dos Estados Unidos.

“A proposta da Rússia é interessante e vale a pena ser explorada”, disse Cameron, em uma reunião do Parlamento. A imprensa local britânica também menciona que Cameron, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente francês, François Hollande, teriam conversado, por telefone, sobre a iniciativa russa.

Mais cedo a França já havia anunciado que apresentaria a resolução como alternativa para evitar um ataque militar. O governo sírio também se pronunciou sobre a proposta russa, e disse estar disposto a entregar as armas para evitar um ataque dos Estados Unidos ao seu território.

Obama, apoiado pela França e Reino Unido, pretende realizar um ataque ao território sírio devido às suspeitas do uso de armas químicas contra a população opositora, que teria ocorrido no último dia 21 de agosto.

A Síria nega as acusações de que tenha utilizado armas químicas contra civis, enquanto que os opositores apresentaram evidências sobre o uso desse tipo de armamento. A China e o Irã já se manifestaram contrários a um ataque ao território sério, seguindo a linha defendida pela Rússia que é contra a ação militar.

*Com informações da Prensa Latina (Agência Pública de Notícias de Cuba)

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil