Senado americano vota nesta quarta pedido de intervenção na Síria

09/09/2013 - 18h32

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A primeira votação no Senado dos Estados Unidos da resolução que autoriza a intervenção norte-americana na Síria deve ocorrer na próxima quarta-feira (11). O líder da maioria democrata, senador Harry Reid, confirmou a data. A votação é o primeiro indicador sobre o apoio do Parlamento à proposta do presidente norte-americano, Barack Obama. A Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, não anunciou o calendário para a votação. A previsão é que ocorra nas próximas duas semanas.

Pela resolução aprovada na Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado, a operação deve durar, no mínimo, 60 dias e, no máximo, 90. A ideia é evitar o envio de tropas e focar em alvos militares.

Por enquanto, dos 100 senadores, 24 se declararam a favor de uma intervenção na Síria, 20 se opuseram e 56 indicaram indecisão. Mas os governistas acreditam que poderão conquistar de 51 a 60 votos do total de 100.

O conselheiro adjunto de segurança nacional, Tony Blinken, reiterou hoje (9) que os Estados Unidos receberão favoravelmente qualquer plano para a Síria abandonar as armas químicas, mas expressou seu ceticismo em relação à disposição do presidente sírio, Bashar Al Assad.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil