Marinha colombiana fará simulação de guerra com a Otan no Mar do Caribe

07/09/2013 - 10h04

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Armada Nacional colombiana - equivalente à Marinha brasileira - realizará exercícios navais neste domingo (8) no Mar do Caribe, próximo às cidades de Cartagena, no departamento de Bolívar, e Coveñas, no departamento de Sucre. A Operação Unitas 54 é uma simulação de guerra do Comando Sul dos Estados Unidos, que reúne países com alto nível de desenvolvimento naval.

Segundo o Ministério da Defesa da Colômbia, o exercício terá 16 navios, além de submarinos do país anfitrião, da Alemanha, dos Estados Unidos, México, Peru, e Reino Unido. Três dos navios que participarão da operação pertencem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ao todo, 1,8 mil homens das Forças Armadas dos países participantes farão treinamentos, com lançamento de mísseis e ataques a um avião supersônico e a um navio. Também serão feitos exercícios de guerra de superfície, submarinos, aéreos e de comunicações.

A operação terá a presença do ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón. Segundo ele, a Força Aérea colombiana já participou de treinamentos com aviões da Otan e por isso haverá a “mesma linguagem” entre os militares colombianos e convidados.

Segundo a Armada Nacional, o objetivo é que esses países estejam preparados para situações de emergência, em que seja necessária uma ação conjunta, para atuar em desastres ou catástrofes de maneira multinacional.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil