Rádio MEC AM comemora 90 anos com programação transmitida ao vivo de estação do metrô do Rio

06/09/2013 - 21h13

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os 90 anos da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, cuja história se confunde com a do próprio rádio no Brasil, foram comemorados hoje (6) com 12 horas de programação especial, transmitida ao vivo da Estação Carioca do metrô, no centro da cidade. Das 7h às 19h, os programas da emissora foram apresentados de uma bancada e um palco montados na estação, com a presença de convidados e atrações especiais.

Sob a coordenação de Liara Avellar, a programação começou às 7h, com o Sintonia Rio, apresentado por Amaury Santos. Em seguida, às 9h, Denise Viola assumiu o microfone com o Rádio Sociedade, que recebeu os apresentadores do programa Rádio Maluca, Zé Zuca e Mariano. Além de cantar músicas infantis, eles também falaram sobre os nove anos do programa para crianças, que a partir do próximo dia 14, chegará aos ouvintes das rádios Nacional de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

Às 11h, no programa Atualidades, apresentado por Cadu Freitas, houve um debate sobre o tema Os Novos Caminhos do Rádio no Brasil e no Mundo, com especialistas convidados. As atrações musicais e culturais prosseguiram no programa seguinte, Estação Cultura, apresentado por Alessandra Eckstein. Entre elas, o músico Alfredo Del Penho, apresentado pelo produtor João Carlos Carino, do programa Seresta Viva.

A partir das 14h, o samba pediu passagem no programa Almanaque Carioca, conduzido por Tiago Alves, que recebeu os músicos Henrique Cazes, Ataulpho Alves Junior, além do intérprete da escola de samba Estácio de Sá, Leandro Santos, e o sambista da nova geração Gabrielzinho do Irajá. No fim de tarde, às 17h, o programa Maestros MPB, de Jaime Alem, apresentou o maestro Rafael de Barros, a cantora Nair Cândia e o violoncelista João Bustamante.

O Arte Revista encerrou a programação especial entrevistando ao vivo parte da equipe do filme Esse Amor Que Nos Consome, Allan Ribeiro, Rubem Barbot e Gatto Larsen. O filme estreou nesta sexta-feira nos cinemas do Rio. Outra entrevista foi com o diretor curador do Festival Internacional Anual de Animação de Horror (Animaldiçoado), Alexander Mello.

Ao longo da programação, foram transmitidos, como ocorre diariamente, flashes ao vivo do informativo MEC Notícias, informações sobre o trânsito e as últimas notícias da cidade. Para os ouvintes e os que acompanharam os programas na estação, a rádio MEC AM sorteou kits com CDs de artistas da MPB lançados pelo selo da emissora.

“É uma rádio que tem história e tradição e o grande desafio é torná-la cada vez uma rádio sintonizada com o século 21. Para isto, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) está empenhada em melhorar o conteúdo, a qualidade de som e a divulgação da emissora”, destacou o jornalista Xico Teixeira, responsável pelas rádios da EBC no Rio de Janeiro. “A Rádio MEC AM é de caráter educativo/cultural e busca novos formatos e parcerias para ampliar e aumentar a audiência numa faixa mais jovem de público”, acrescentou.

A atual Rádio MEC AM Rio de Janeiro é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora do Brasil, inaugurada por Edgard Roquette-Pinto em 1923. Um ano antes, durante a Exposição do Centenário da Independência, Roquette-Pinto foi o responsável pela primeira transmissão de rádio do Brasil.

Os mesmos equipamentos utilizados para essa transmissão serviram para colocar no ar a emissora pioneira que em 1936 foi doada pelo próprio Roquette-Pinto ao Ministério da Educação. Teve início, assim, a longa história da Rádio MEC como emissora pública voltada para a educação e a cultura. Em 1983, a rádio passou a transmitir sua programação também em FM. Hoje, as duas emissoras, a MEC AM, e a MEC FM, que está comemorando 30 anos, têm programações distintas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil