Projeto em Petrópolis prevê reassentamento de famílias que vivem em encostas

06/09/2013 - 20h34

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentou hoje (6) projeto piloto para reassentamento de famílias que vivem em áreas de encosta em Petrópolis, na região serrana. O plano, elaborado em parceria com o Departamento de Recursos Minerais, foi apresentado ao prefeito Rubens Bomtempo e prevê aporte do governo federal de R$ 75 milhões. O projeto deve ser implantado nos próximos 15 dias.

Após as fortes enchentes de 2011, o Inea fez um mapeamento das áreas atingidas pelos deslizamentos. Parte das famílias afetada já deixou as áreas de risco. O montante inicial (R$ 75 milhões) será usado para reassentar, por meio de compra assistida, cerca de mil famílias que ainda vivem em locais de risco. Serão construídas ainda casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Esse projeto é uma inovação que o governo federal topou fazer junto com o Inea e com a prefeitura de Petrópolis. A expectativa é que em 15 dias já comece a ser feito o cadastramento das áreas de maior risco para começar a negociação que pode ser indenização, compra assistida ou Minha Casa, Minha Vida, do governo federal”, explicou a presidenta do Inea, Marilene Ramos.

A presidenta também vistoriou as obras de recuperação ambiental, que avaliou estarem com bom andamento. "Cerca de 400 famílias que estavam nas margens dos rios já estão com o processo de negociação concluído", explicou.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil