Colômbia troca cinco ministros em defesa da "unidade para a paz"

06/09/2013 - 8h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, substituiu cinco ministros. Há menos de um mês, ele fez trocas também na cúpula militar. Segundo Santos, a intenção é trabalhar pela “unidade para a paz”, preparando o país para uma nova etapa. “Uma grande fase de construção de paz e no caminho de transformação da Colômbia para um país mais justo, moderno e seguro”, disse ele.

No começo da semana, 16 ministros, conselheiros e secretários apresentaram renúncia coletiva, classificada pelo governo de protocolar. A ideia era deixar o presidente à vontade para fazer as substituições. Foram substituídos os ministros do Interior (o equivalente ao da Casa Civil), da Justiça, do Meio Ambiente e das Minas (e Energia). Foram mantidos 11 ministros.

As substituições ocorrem no momento em que a opinião pública da Colômbia faz críticas ao governo, e a popularidade de Santos sofre abalos. “Nos próximos dez anos, teremos que avançar no que fizemos em 80 anos, uma verdadeira revolução agrária”, ressaltou Santos.

O governo colombiano, com o apoio de autoridades de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega busca uma solução negociada para o fim do impasse com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Várias reuniões ocorreram e a ideia é implementar um plano de ação que inclua a ampliação do sistema de reforma agrária.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina 

Edição: Graça Adjuto