Número de participantes de consórcios cresce 10% em sete meses

05/09/2013 - 21h40

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Sistema de Consórcios cresceu 10% de janeiro a julho deste ano, considerando-se o total de participantes, informou hoje (5) a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Ao divulgar os resultados do setor, a Abac ressaltou que o sistema incluiu, nesse período, 5,5 milhões de pessoas no período, o número mais alto dos últimos dez anos.

Os consórcios venderam 1,46 milhão de novas cotas, o que representou alta de 1,4% no período. Segundo a Abac, isso demonstra confiança do consumidor nos consórcios. “Esses números sinalizam que o brasileiro vem, mês após mês, ano após ano, buscando poupar com objetivo definido, com prazos maiores, custo menor e possibilidade de ser contemplado no decorrer da duração do grupo. Ou seja, praticando a indispensável disciplina financeira adequada ao orçamento pessoal ou familiar”, disse o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

Os destaques do setor foram o financiamento de veículos leves, que somaram 2,15 milhões de participantes em julho, o de veículos pesados, que somou 207 mil participantes em julho, e o de imóveis, que vem se recuperando gradativamente, e que somou 690 mil participantes no mesmo mês.

Apesar do crescimento, a associação diz que há “indícios de insegurança” no setor, gerados pelas incertezas do momento econômico, o que tem feito com que as pessoas adiem sua decisão em assumir compromissos de médio e longo prazos e financiar bens por meio de consórcios.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil