Comissão do Senado dos EUA aprova ataque militar à Síria

04/09/2013 - 20h19

Da Agência Brasil *

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou hoje (4) uma resolução que autoriza um ataque militar à Síria. A decisão proíbe que as tropas norte-americanas avancem em território sírio e limita a duração da ação a 60 dias, segundo informações divulgadas no site do Senado.

Com 10 votos a favor e 7 contra, e 1 abstenção, a comissão aprovou uma proposta bipartidária, o que representa uma importante vitória política para o presidente Barack Obama. A sessão plenária do Senado deve votar o documento na próxima semana, depois ele deverá ser discutido e votado na Câmara dos Deputados.

Esta foi a primeira votação a favor do uso da força militar desde outubro de 2002, quando o Congresso aprovou a invasão do Iraque e a quarta vez desde a Guerra do Vietnã.

Obama pediu autorização ao Congresso para fazer um ataque militar à Síria devido à suspeita de que o regime do presidente Bachar Al Assad utilizou armas químicas contra civis. O conflito na Síria já fez, desde março de 2011, mais de 100 mil mortos e levou o país a ser suspenso dos trabalhos da Liga Árabe.

* Com informações da Agência Lusa e do site do Senado norte-americano

Edição: Fábio Massalli