Mantega e Haddad discutem em São Paulo a liberação de recursos do PAC

03/09/2013 - 18h17

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, definiu hoje (3) as etapas de liberação de R$ 8 bilhões para obras de infraestrutura na cidade de São Paulo vinculadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A informação foi divulgada pelo prefeito Fernando Haddad após reunião com o ministro no escritório regional da Presidência da República, na capital paulista.

“Estabelecemos como vai ser a rotina dos trabalhos”, disse Haddad. Segundo ele, o tema será ainda discutido com área técnica do Ministério da Fazenda, em Brasília, que vai compatibilizar os desembolsos por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) com o cronograma das obras.

Perguntado ser havia também abordado com Mantega sobre a reivindicação da prefeitura de trocar o indexador de correção da dívida da cidade com a União, Haddad disse que, no encontro, apenas tratou do assunto PAC.

No entanto, o prefeito reiterou o interesse de alterar a atual base de cálculo, que é feito por meio do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais 9%. Haddad quer que o cálculo passe a ser feito pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% e defende que o indexador pleiteado sirva para recalcular o endividamento de forma retroativa, ou seja, com correção dos valores desde o início dos contratos assinados com a União. O valor da dívida está estimado em mais de R$ 50 bilhões. “A troca do indexador está avançando”, revelou o prefeito.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil