Israel e Estados Unidos fazem exercícios militares no Mediterrâneo

03/09/2013 - 10h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio ao agravamento da crise na Síria, israelenses e norte-americanos fizeram testes hoje (3) com o lançamento de mísseis no Mar Mediterrâneo, segundo militares da Rússia. O objetivo do exercício militar foi testar o míssil Ankor, que é um sistema do tipo radar.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que foi alertado sobre os testes por volta das 10h16 (horário local, 4h16 de Brasília). De acordo com o órgão, os mísseis atravessaram a área central do Mediterrâneo em direção à costa. Segundo o ministério, o presidente russo, Vladimir Putin, foi informado pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu.

Autoridades do Ministério da Defesa de Israel informaram que os mísseis Ankor foram lançados às 9h15 hora local (4h15 horário de Brasília). A Marinha dos Estados Unidos divulgou comunicado, no qual negou que os lançamentos ocorreram a partir de navios de guerra que estão no Mar Mediterrâneo.

Os testes com mísseis ocorrem no momento em que os Estados Unidos anunciaram a decisão de promover uma intervenção militar na Síria, depois das denúncias de uso de armas químicas matando cerca de mil civis, inclusive crianças e adolescentes. A decisão norte-americana conta com o apoio de Israel, do Reino Unido e da França.

*Com informações da agência pública de notícias da Rússia, Itar-Tass

Edição: Graça Adjuto