Venezuela e Irã tentam negociar solução que evite intervenção militar na Síria

02/09/2013 - 7h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os governos da Venezuela e do Irã tentam buscar apoio, por intermédio do Movimento dos Países Não Alinhados, para evitar uma ação militar armada, liderada pelos Estados Unidos, na Síria. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou que o chanceler Elías Jaua conversou, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, sobre as ameaças de intervenção militar.

Jaua e Zarif, que participarão da Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo dia 24, marcaram uma reunião no mesmo período para discutir o assunto. "Os ministros concordaram em instruir os seus embaixadores permanentes nas Nações Unidas para iniciar de forma imediata as consultas necessárias e pertinentes com os seus pares do Movimento de Países Não Alinhados”, diz o texto.

O documento acrescenta que o Irã está na presidência do movimento e que, em 2015, a Venezuela o sucederá. O grupo foi criado em 2004 e reúne 115 países, em geral nações em desenvolvimento. A China e a Índia, que têm grandes exércitos, também fazem parte.

Segundo o texto, Jaua conversou ainda, por telefone, com o chanceler da Síria, Walid Al Moalen, informando que há desejos de paz e orações na Venezuela por dias melhores para os sírios. "Também assegurou que o governo bolivariano [da Venezuela] continuará a se pronunciar na defesa dos princípios do direito internacional e de uma solução pacífica que provenha preferivelmente do povo sírio", diz a nota.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto