Senador diz que denúncias de espionagem devem ser levadas a instâncias internacionais

02/09/2013 - 14h12

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse hoje (2) à Agência Brasil que o governo federal precisa levar as denúncias de espionagem dos Estados Unidos sobre a presidenta Dilma Rousseff e assessores diretos dela a instâncias internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

“O que nós precisamos é cobrar explicações do governo norte-americano. O terrorismo está sendo usado como biombo. Por que o governo está se valendo dessas ferramentas, sendo que o Brasil está fora do eixo do terrorismo?”, indagou.

Ferraço disse que as denúncias exibidas ontem (1º) pelo programa Fantástico, da TV Globo não o surpreendem. “Eu não me surpreendi porque esses indícios (de espionagem sobre a presidenta) já estavam muito postos nas falas do [Edward] Snowden.”

Nesta terça-feira (3) será instalada no Senado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, para apurar as denúncias. Ferraço é cotado para ser relator da comissão. O senador disse que a situação é complicada, pois como o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, tem imunidade diplomática, ele não pode ser convocado para dar explicações.

Hoje, a presidenta Dilma convocou ministros para duas reuniões de emergência no Palácio do Planalto a fim de tratar de denúncias. Além disso, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, foi ao Itamaraty prestar esclarecimentos sobre o tema ao chanceler Figueiredo Machado.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil