Jovens da Baixada Fluminense expõem no Rio obras inspiradas em grandes nomes da videoarte

31/08/2013 - 18h41

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A visão de adolescentes da Baixada Fluminense sobre a obra de quatro importantes artistas plásticos é o que mostra a videoinstalação #Quero Ser, que pode ser visitada de hoje (31) até 15 de setembro no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, região central da cidade.

Resultado de dois semestres de trabalho com alunos de 12 a 16 anos da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, a videoinstalação é inspirada em obras dos norte-americanos Andy Warhol e Peter Campus, da egípcia Emma Benany e da brasileira Lygia Pape. O projeto foi idealizado pelo escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinicius Faustini, à frente da Escola Livre de Cinema.

São quatro vídeos expostos no segundo andar do Odeon. A entrada é gratuita, mesmo para quem não pretende assistir a um filme no cinema, e os visitantes contam com monitoria e um folder impresso, com explicações sobre o processo de criação artística.

Guiados pelos três conceitos articulados na metodologia do curso – palavra, corpo e território – os alunos, moradores do bairro de Austin, em Nova Iguaçu, reproduziram as técnicas dos quatro artistas que usavam o vídeo em suas criações. O nome #Quero Ser, dado aos trabalhos, surgiu do fato de a escola perceber que cada aluno trazia em si o desejo de experimentar, de criar como artista. Por isso, investiu-se na ampliação do repertório artístico e cultural desses jovens, colocando-os no papel de agentes criadores. "E eles passaram a perceber suas práticas cotidianas como potências artísticas e, logo, como material expressivo”,  diz o texto de apresentação da mostra.

Primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense, a Escola Livre de Cinema, criada em julho de 2006, busca promover a inclusão social por meio da cultura, com base na crença no poder transformador da linguagem audiovisual no mundo de hoje. O conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o estimulo à criação.

A escola é gerida pela organização Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social, com apoio de diversas instituições, entre elas o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), e patrocínio da Petrobras. A videoinstalação #Quero Ser pode ser visitada diariamente, das 13h às 22h.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil