Vereador que propôs CPI dos Ônibus do Rio deixa comissão

29/08/2013 - 20h33

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O vereador Eliomar Coelho (PSOL), autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus da Câmara Municipal e único da bancada de oposição, deixou o colegiado. Os demais vereadores do PSOL - Jefferson Moura, Paulo Pinheiro e Renato Cinco - também não vão ocupar a vaga do partido na CPI. O grupo anunciou que vai criar uma comissão paralela e encaminhar o relatório ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

Sete dos oito vereadores da oposição estiveram se reuniram hoje (29), e somente o vereador Leonel Brizola Neto (PDT) não compareceu. O grupo discorda da composição da CPI por não incorporar as minorias partidárias e ao destinar os quatro principais cargos do órgão aos vereadores da base governista.

O vereador Eliomar Coelho disse que deixou a vaga por não reconhecer a legitimidade da CPI. “Não reconhecemos legitimidade nos membros da comissão que lá estão. Além disso, não tem a menor condição de falar de uma coisa ilegítima proporcionada por eles. Eu sou membro nato, tudo que está sendo decidido e resolvido é sem a minha pessoa. Não vou contribuir para isso. Eu acho incorreto e imoral”, alegou.

"As apurações e investigações feitas pela minha assessoria vão continuar. Vamos produzir relatórios e questionamentos sobre a situação dos ônibus na cidade, além de organizar seminários com a sociedade organizada. Por fim, vamos cobrar das autoridades. Buscamos o apoio dos movimentos organizados que atuam por melhoria nos transportes, o apoio da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e do Clube de Engenharia para abrir a caixa-preta do setor", disse Eliomar.

Os vereadores de oposição disseram que vão recorrer da decisão da juíza Roseli Nalim, da 5ª Vara de Fazenda Pública do Rio, que revogou ontem (28) liminar que impedia o funcionamento da comissão.

A segunda sessão da CPI dos Ônibus, prevista para hoje, não ocorreu porque a decisão judicial foi concedida no final da tarde de ontem (28). O presidente da comissão, Chiquinho Brazão (PMDB), disse que os trabalhos serão retomados na próxima quinta-feira (5).

“Na próxima quinta-feira, todos os membros da CPI estão convocados para a segunda rodada de depoimentos e eu espero, sinceramente que o vereador Eliomar Coelho compareça, pois ele pode dar uma grande contribuição para a CPI que ele mesmo propôs”, disse Chiquinho Brazão.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil