Governo vai elaborar relatório sobre blecaute que atingiu o Nordeste ontem

29/08/2013 - 17h59

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai se reunir na próxima segunda-feira (2) com todos os agentes do setor para elaborar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre o blecaute que atingiu os estados do Nordeste na tarde de ontem (28). O documento, que deve analisar as causas e apontar os responsáveis pelo episódio, será entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Após reunião do CMSE na manhã de hoje (29), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recomendou que a Aneel faça uma rigorosa fiscalização sobre a ocorrência. Além do ministro Lobão, participaram do encontro o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino; o diretor-presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida; o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto e, por videoconferência, do Rio de Janeiro, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, e o diretor de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda Farias. Representantes das empresas responsáveis pelas instalações e equipamentos envolvidos no desligamento também participaram do encontro.

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí. No local foram identificados focos de queimadas. Segundo o ONS, o sistema de segurança atuou isolando a região Nordeste do resto do país às 15h. A recomposição do sistema foi imediatamente acionada e, por volta das 17h30, todas as capitais da região estavam sendo abastecidas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil