EBC firma acordo de compartilhamento de conteúdo com agência internacional

29/08/2013 - 22h32

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Inter Press Services (IPS) firmaram hoje (29) parceria para troca de conteúdos e experiências. A assinatura ocorreu no fim do primeiro dia do 4º Fórum Internacional de Mídias Pùblicas, que reúne especialistas de países da América Latina que estão debatendo os desafios para construir uma comunicação plural e democrática com o foco no cidadão.

De acordo com o diretor-geral da IPS, Mario Lubetkin, os países da América Latina ocupam um papel cada vez mais destacado no cenário internacional. Para Lubetkin, o fluxo de informações deve levar em conta este destaque, ausente nos grandes veículos internacionais. "A internet mudou radicalmente o ambiente das agências de notícias e o papel dos países emergentes, que antes era secundário, cada vez mais vai tomando maior relevância na agenda global", disse durante debate sobre conteúdos e processos de cooperação de mídias públicas.

A IPS é uma agência de notícias internacional, fundada em 1964 com o propósito de fornecer notícias sobre o países subdesenvolvidos e em desenvolvimento para os veículos de imprensa do países desenvolvidos. Sediada em Roma e escritórios regionais em Montevidéu (América Latina), Londres (Europa e Mediterrâneo), Bangcoc (Ásia e Pacífico), Nova York (América do Norte e Caribe) e Johannesburgo (África), em 1994, a agência passou a ser uma "organização de benefício público".

Para o jornalista, a cooperação entre agências públicas ou com vocação pública possibilita gerar mais informação e resolver dificuldades operacionais. "É possível, sim, encontrar soluções de outras realidades, de outras empresas que venham reforçar nossas empresas. Nossos temas perpassam hoje a participação cidadã, a liberdade de imprensa, a regulação dos meios de comunicação. Essas uniões servem para encontrar soluções para os nossos desafios, disse.

O diretor-geral da EBC, Eduardo Castro, confirmou a disposição da empresa de dialogar e cooperar com veículos de comunicação públicos. “Nós queremos ter mecanismos para trocar experiências e formação nas diferentes áreas", declarou.

Na última quinta-feira (22), a EBC e a emissora pública alemã de TV e rádio, Deutsche Welle anunciaram que também estudam firmar uma parceria para troca de experiências, com a possibilidade de troca de conteúdos. Em reunião com o presidente da EBC, Nelson Breve, o ministro da Cultura da Alemanha, Bernd Neumann, disse que as conversas com a emissora alemã devem ocorrer até o início de 2014.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil