Emissário da Liga Árabe e das Nações Unidas diz que substância química provocou mortes na Síria

28/08/2013 - 11h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O emissário especial da Liga Árabe e das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, disse hoje (28) que uma "substância química” provocou as mortes nos arredores de Damasco (capital síria) há uma semana, matando cerca de 750 pessoas, inclusive crianças e adolescentes. A afirmação de Brahimi ocorre no momento em que a comunidade internacional discute a possibilidade de intervenção militar na Síria.

Para Brahimi, a possibilidade só pode ser levada adiante se aprovada resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “Eu penso que a legislação internacional é clara: ações militares são tomadas após decisão do Conselho de Segurança”, disse.

Os inspetores da ONU que estão na Síria pretendem investigar o local que foi alvo dos eventuais ataques químicos. Há mais de uma semana no país, os especialistas esbarraram em dificuldades e tiveram o veículo em que estavam atacados por tiros. Os peritos examinarão, em detalhes, e vão elaborar um relatório confidencial sobre o episódio do último dia 21.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto