Auditor fiscal presidirá sindicância que vai apurar vinda de senador boliviano ao Brasil

27/08/2013 - 13h42

Carolina Gonçalves e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil
 
Brasília - O assessor especial da Controladoria-Geral da União e auditor fiscal da Receita Federal, Dionísio Carvalhedo Barbosa, vai presidir a comissão de sindicância encarregada de apurar a retirada do senador de oposição da Bolívia Roger Pinto Molina da Embaixada do Brasil em La Paz (capital boliviana). A nomeação de Barbosa para comandar a sindicância está publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

A comissão presidida por Barbosa será formada também pelos embaixadores Clemente de Lima Baena Soares e Glivânia Maria de Oliveira. O grupo deverá analisar a decisão do diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios na Bolívia (o equivalente a embaixador interino), que assumiu ter conduzido todo o processo para retirar Pinto Molina da embaixada brasileira, onde estava há 15 meses. Os integrantes devem se reunir hoje para discutir um cronograma de atividades e saber detalhes do processo. O trabalho da comissão deve seguir os mesmos padrões técnicos e o rito normal de sindicâncias conduzidas pela CGU.

A decisão de instaurar uma comissão de sindicância para apurar responsabilidades sobre a retirada do senador boliviano Pinto Molina da Embaixada do Brasil em La Paz foi anunciada ontem (26) pelo Itamaraty. O alvo do inquérito é  Saboia.

Também está na edição de hoje do Diário Oficial a decisão da presidenta Dilma Rousseff de exonerar, a pedido, o então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Patriota. Ele será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Como chanceler assumirá Luiz Alberto Figueiredo Machado. Temporariamente responde como ministro das Relações Exteriores, o atual secretário-geral do ministério, embaixador Eduardo dos Santos.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil