Farc pedem tempo no processo de paz para analisar proposta de referendo

23/08/2013 - 19h07

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram hoje (23) uma pausa nas negociações de paz com o governo do país, para avaliação da proposta apresentada pelo presidente Juan Manuel Santos de promoção um referendo sobre os possíveis acordos de paz, no mesmo dia das eleições presidenciais de 2014.

O guerrilheiro Pablo Catatumbo disse que o grupo decidiu suspender as conversações momentaneamente e se concentra em analisar a proposta do governo. Com a apresentação do projeto de lei para permitir o referendo, a guerrilha voltou a defender uma Assembleia Constituinte, proposta rejeitada pelo governo.

Horas depois do anúncio da pausa solicitada pelas Farc, o presidente do país disse considerar legítimo o pedido. “É legítimo que estudem, mas o tempo passa e a paciência do povo colombiano tem seu limite, e temos que avançar nas conversações”, defendeu Santos, durante evento com populações afrodescendentes no departamento de Choco, Pacífico.

O negociador do governo, Humberto de la Calle, disse que o diálogo continua e que espera que as Farc utilizem o tempo solicitado com brevidade. “A conversação não foi rompida e se espera que o tempo que as Farc vão dedicar ao estudo do projeto de lei seja breve, e que a guerrilha retorne rapidamente à mesa de negociação”, disse.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil