Foto Rio encerra edição 2013 com imagens antigas da capital e da zona portuária

17/08/2013 - 18h57

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A edição de 2013 do Foto Rio, evento bienal de arte fotográfica do Rio de Janeiro, em exposição no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, teve suas duas últimas exposições abertas nesta semana. Elas estão no Centro Helio Oiticica, na Rua Luís de Camões, no centro, e poderão ser vistas até 22 de setembro, com entrada franca.

Para encerrar a maratona de cerca de 100 mostras realizadas ao longo de quatro meses, a organização do Foto Rio exibirá trabalhos que documentam, em diferentes épocas, a capital fluminense. O Rio de Augusto Malta traz uma seleção de imagens produzidas por aquele que foi o cronista da vida cotidiana carioca na primeira metade do século 20. Fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio, entre 1903 e 1936, Augusto Malta testemunhou as grandes reformas urbanas do período, em especial as que foram empreendidas pelo prefeito Pereira Passos.

“Poucas cidades tiveram o privilégio de ser o personagem principal da obra de um fotógrafo com esta argúcia visual, o talento e a incansável capacidade de trabalho que encontramos em Augusto Malta”, comenta o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, curador da mostra e coordenador do Foto Rio.

A outra mostra apresenta uma visão contemporânea sobre a zona portuária, atualmente em processo de intensa transformação. Caminhos do Valongo é o resultado de um projeto iniciado em 2008 pelo fotógrafo João Maurício Bragança, dividido em quatro séries: arquitetura, detalhes, paisagem e personagens. O local é considerado o mais significativo lugar, fora da África, de memória do tráfico de africanos.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.