Brasil quer esclarecimentos de embaixador egípcio

16/08/2013 - 16h35

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília - O governo brasileiro quer explicações do Egito sobre o agravamento da situação no país. O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, Eduardo dos Santos, convocou nesta tarde o embaixador do Egito em Brasília, Hossam Edlin Mohamed Ibrahim Zaki, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Ontem (15) e anteontem (14), os governos do Equador e de vários países europeus já haviam convocado os embaixadores do Egito para cobrar explicações sobre a onda de violência que matou, em dois dias, 525 pessoas, a maioria formada por civis. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu-se extraordinariamente nessa quinta-feira à noite e apelou para que todos os lados envolvidos nos confrontos cessem os conflitos e acabem com a violência.

Simpatizantes do presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, convocaram para hoje (16) mais um dia de manifestações, denominado Dia da Ira. Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no país. Ativistas favoráveis e contrários a Mursi se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e das principais cidades egípcias.

Os protestos mais intensos ocorreram de terça-feira (13) para quarta-feira. O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência. O Itamaraty diz que não há brasileiros entre as vítimas nem registros de incidentes. Ao mesmo tempo, a embaixada brasileira no país mantém o alerta e o funcionamento, em regime de plantão, para o atendimento aos brasileiros. Porém, são estudadas medidas adicionais, em caso de agravamento da situação no Egito.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil