Teatro de sombras encanta público na abertura de festival de bonecos

14/08/2013 - 23h51

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O grupo russo Tenj foi responsável pela abertura do Festival Sesi Bonecos do Mundo, na noite de hoje (14), em Brasília, e fez bonito. O espetáculo Metamorphosis maravilhou o público, que lotou o auditório do Museu Nacional da República e, ao final, aplaudiu de pé. Utilizando a técnica de luz e sombra, o grupo arrancou seguidos aplausos da plateia, criando formas e histórias a partir de caneta e papel, mas também com terra e água. Os europeus brincaram com as formas diante dos olhos de todos. Cada traço era acompanhado por um pianista que, ao lado do palco, interagia cada nota com os desenhos e criava a atmosfera perfeita para as histórias.

A funcionária pública Sayuri Mendes não escondia a animação ao final do espetáculo. “Você não imagina que de um pedaço de papel pode sair tanta coisa maravilhosa. Adorei, fiquei encantada”. O analista de sistemas Walter Santarém ficou surpreso com a apresentação. “Foi uma coisa bem diferente, muito criativa, nunca tinha visto nada igual. É também uma forma de conhecer outros tipos de arte e cultura de outros países”. Walter também destacou a presença da mascote do festival, o Sesi Boneco, que conversou com os espectadores e divertiu a todos, sobretudo as crianças.

O festival vai até domingo. Amanhã será dia do grupo mineiro Giramundo, com Aventuras de Alice no País das Maravilhas, um espetáculo que promete ser grandioso, com a utilização de 55 bonecos, utilizando três técnicas de manipulação e a integração entre teatro de bonecos, cinema, artes plásticas e música. A entrada é franca, sendo necessário apenas retirar o ingresso no local a partir do meio-dia.

Até sexta-feira (16), as apresentações serão a partir das 19h, no auditório do museu. No sábado (17) e domingo (18), performances, oficinas e exposições, dentre outras atrações, estarão abertas ao público em diversos locais. Nos dias 24 e 25 de agosto o festival estará em Campo Grande (MS) e de 27 de agosto a 1º de setembro em Cuiabá (MT). A programação completa pode ser acessada no site do Festival Sesi Bonecos do Mundo.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil