Secretário de Política Econômica prevê que investimento continuará crescendo no país

14/08/2013 - 18h11

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse hoje (14) que o investimento continuará crescendo no país, em função principalmente das concessões e obras de infraestrutura. “Há grande espaço de oportunidade para investimento em infraestrutura. [O investimento] deve prosseguir crescendo”, disse, destacando que está prevista a aplicação de R$ 470 bilhões em concessões relacionadas à infraestrutura para diversos setores da economia.

Holland fez as declarações na Câmara dos Deputados durante o 1º Seminário de Análise da Política Macroeconômica Brasileira, organizado pelo PMDB. O secretário destacou que, nos últimos dez anos, o Brasil teve taxa média de crescimento em investimento superior à de vários países. Segundo ele, o investimento torna o crescimento da economia “sustentável a longo prazo”.

De acordo com o representante do governo, várias medidas foram adotadas para baratear a produção e o investimento e aumentar a competitividade do país. Entre elas, Márcio Holland citou a redução da tarifa de energia e a desoneração e simplificação tributária para o setor privado. Segundo ele, a política econômica do país vem se sustentando sobre o tripé câmbio flutuante, política fiscal consistente e política monetária com regime de metas de inflação. Holland disse ainda que houve “movimentação interessante” de redução das taxas de juros nos últimos anos.

Entretanto, para Mansueto Almeida, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também convidado a falar no seminário, o custo da produção no Brasil continua elevado. “A produção da indústria está no patamar de 2008. Não houve queda de demanda e vendas, mas a indústria não conseguiu acompanhar por um problema de preço. É caro produzir e por isso a importação aumentou”, destacou Almeida.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil