Embaixada do Brasil no Egito determina regime de plantão para garantir segurança aos funcionários

14/08/2013 - 11h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em meio aos confrontos entre policiais e manifestantes no Egito, a Embaixada do Brasil no Cairo passou a funcionar a partir de hoje (14) em regime de plantão, com horário diferenciado para funcionários. Em comunicado interno, a representação diplomática informa que a decisão foi tomada para facilitar os deslocamentos dos funcionários locais (em geral, egípcios) na cidade com segurança. Nos últimos dias, os protestos são frequentes na capital do Egito e marcados pela violência.

Em 4 de julho, após a destituição do poder do então presidente Mohamed Mursi pelas Forças Armadas, a embaixada recomendou que os brasileiros que estivessem no país redobrassem o cuidado nos locais onde houvessem aglomerações e evitassem deslocamentos desnecessários. Não houve registros de brasileiros feridos ou mortos.

Não há orientações para retirada de funcionários nem suspensão de atividades na Embaixada do Brasil no Egito, até o momento. O clima de tensão no país é relatado por organizações não governamentais.

Nas manifestações, há simpatizantes e contrários a Mursi, assim como os defensores do governo do ex-presidente Hosni Mubarak, deposto em fevereiro de 2011, além de militares. Nos confrontos ontem (13), a Irmandade Muçulmana, que apoia Mursi, informou que pelo menos 100 pessoas morreram. As forças de segurança, entretanto, confirmam apenas seis mortos, inclusive dois policiais.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 12h03 para acréscimo de informação.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil