Policiais lançam gás lacrimogêneo em manifestantes no Egito

13/08/2013 - 14h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A polícia usou hoje (13) gás lacrimogêneo contra manifestantes que protestavam no Cairo, no Egito, em favor do presidente deposto Mouhamed Mursi. Antes houve confrontos entre imãs (líderes religiosos do islamismo) e jovens, que atiraram garrafas de vidros nos religiosos, que, em geral, apoiam Mursi.

Deposto em 3 de julho, Mursi desde então está detido provisoriamente, sob a guarda das Forças Armadas do Egito. O local da concentração dos que apoiam o presidente deposto é a Praça Mohamed Naguib. Há cerca de dois meses o país tem registrado manifestações frequentes. A Irmandade Muçulmana, organização que apoia Mursi, tenta mobilizar 1 milhão de pessoas nos protestos em todo país.

Desde junho, morreram mais de 250 pessoas nos confrontos, durante protestos, entre ativistas e policiais. Ontem (12) a Justiça do Egito anunciou a prorrogação da detenção preventiva de Mursi,  destituído e detido pelos militares em 3 de julho, com a suspeita de cumplicidade nas operações sangrentas no início de 2011.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade