Comissão de Relações Exteriores discutirá compra de caças

13/08/2013 - 7h38

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores (CRE) vai ouvir o comandante da Aeronáutica, brigadeiro do ar Juniti Saito, sobre a compra de 36 caças estrangeiros para compor a frota da Força Aérea Brasileira.

A compra dos caças deve envolver a transferência de tecnologia para o Brasil, condição prevista na Estratégia Nacional de Defesa. O comandante da Aeronáutica também deve falar sobre o projeto FX-2, no qual está incluída a compra das aeronaves e o desenvolvimento do parque industrial aeroespacial brasileiro.

A escolha do país que irá vender as aeronaves e transferir tecnologia ao Brasil já foi fruto de polêmica no último ano do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele anunciou que seriam comprados dez caças de uma empresa francesa. Na época, companhias de outros países entraram na briga pelo negócio e a transação nunca foi efetivada.

Logo após a audiência, os membros da CRE vão discutir e votar as indicações para embaixadores do Brasil na Holanda e no Japão. A audiência está marcada para as 14h30.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil