Pai de Edward Snowden já tem visto para visitar filho na Rússia

11/08/2013 - 16h08

Da Agência Lusa

Washington – O pai de Edward Snowden disse hoje (11) que conseguiu um visto para visitar o filho, acusado de espionagem pelos Estados Unidos e exilado temporariamente na Rússia. Lon Snowden disse que espera fazer a visita em breve, mas preferiu não divulgar a data.

“Temos vistos [para a Rússia], temos uma data que não vamos revelar por causa de todo este frenesi”, disse Lon Snowden à televisão norte-americana ABC. Segundo Lon, a família também está procurando advogados especializados em acusações de espionagem para defender o filho.

Edward Snowden, ex-consultor de informática de uma empresa que prestava serviços para a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), revelou a existência de um programa de vigilância de comunicações pelo governo norte-americano. Snowden obteve asilo temporário na Rússia, no início de agosto, depois de ter passado mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.

Lon Snowden disse que ainda não falou com o filho, desde que ele saiu dos Estados Unidos, no fim de maio. Segundo ele, um advogado russo garantiu que Edward está em segurança. “Ele está esgotado, naturalmente. Precisa de tempo para se recuperar e refletir”, disse o pai, destacando que gostaria que o filho voltasse para casa com seus direitos assegurados.

“As declarações de membros do Congresso [americano] são irresponsáveis e contrárias ao sistema judicial [dos Estados Unidos]”, criticou Lon Snowden, alegando que essas declarações não estão considerando a presunção de inocência.