Atualizada - Exames mostram que Lula está com saúde normal, sem nenhum indício de doença

10/08/2013 - 15h04

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Exames feitos hoje (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mostraram que a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está normal. Segundo os médicos que tratam dele, não há nenhum indício de retorno do câncer detectado em 2011.

Lula foi submetido a uma laringoscopia, a uma ressonância nuclear magnética e a um exame chamado PET/CT (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Positrons, em tradução livre), capaz de detectar qualquer anormalidade no corpo do paciente.

“Os exames mostram que o paciente encontra-se em excelente condição de saúde e sem qualquer evidência de neoplasia”, diz o texto do boletim médico divulgado.

O ex-presidente teve um câncer na laringe detectado em 2011 e encerrou em fevereiro do ano seguinte o tratamento contra a doença. O próximo exame de rotina de Lula está marcado para o início de 2014.

"É muito importante que a gente deixe bem claro que desde que terminou o tratamento do presidente nunca houve nenhuma dúvida de que a doença tivesse voltado. Passado mais de um ano e meio do tratamento e de exames absolutamente normais, a nossa impressão é muito positiva e nós achamos que esse tumor não vai voltar”, disse o oncologista que tratou de Lula, Paulo Hoff, um dos quatro médicos que atenderam a imprensa após o ex-presidente deixar o hospital.

De acordo com Hoff, Lula será submetido a exames periódicos até 2017, de acordo com o protocolo médico aplicado para esse tipo de tratamento. “Serão feitos acompanhamentos por cinco anos. Mas a nossa expectativa é extremamente positiva. É hora de deixar esses rumores de escanteio e deixar que o ex-presidente siga sua vida normalmente”, acrescentou.

Segundo o oncologista Arthur Katz, também da equipe que tratou Lula, a possibilidade de reincidência do tipo de câncer que acometeu Lula é bastante remota. “É bastante pequena e se torna cada vez menor a cada novo mês que passamos. O risco é maior logo no início, quando você termina o tratamento e o risco residual que sobra para o segundo, e do terceiro ao quinto ano, é muito pequeno”, ressaltou.

Os médicos observaram ainda que a voz do ex-presidente está melhor agora em relação ao período anterior à detecção do câncer. O coordenador da equipe médica de Lula, Roberto Kalil, informou que o presidente disse estar “aliviado” depois de saber o resultado do exame.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil