MEC vai afastar servidores de instituto federal do Paraná acusados de desvio de recursos

08/08/2013 - 22h27

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) vai afastar os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR) que estão sob investigação por suspeita de envolvimento no desvio de R$ 6,6 milhões do setor de educação a distância do instituto. Segundo nota divulgada hoje (8) pela pasta, eles serão "imediatamente" afastados de suas funções para "resguardar o andamento das investigações".

A nota foi divulgada após operação da Polícia Federal (PF) que prendeu, nesta quinta-feira, 18 pessoas suspeitas de envolvimento no desvio de recursos. Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Sinapse investigava o grupo desde março de 2012. O dinheiro era proveniente do MEC.

O ministério diz que, em conjunto com a CGU, vai instaurar processo administrativo disciplinar para a apurar a responsabilidade dos servidores envolvidos. O MEC informa que apoia o trabalho da CGU e da PF. Além disso, o ministério diz que a investigação começou por pedido do próprio ministério, que solicitou, em 2011, uma auditoria para analisar o convênio firmado entre o IFPR e uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).

Em nota, o IFPR diz que todos os documentos solicitados foram prontamente entregues para investigação e que a atual gestão (iniciada em junho de 2011) "toma providências internas para verificar a regularidade e averiguar todos os convênios firmados pelo IFPR, inclusive os termos de parceria firmados pela Diretoria de Educação a Distância (EAD/IFPR), com solicitação de colaboração da Controladoria-Geral da União/Controle Interno do Ministério da Educação para realização de auditoria."

O instituto reitera compromisso com o ensino público e com a transparência da gestão e  que aguarda mais informações e o prosseguimento das investigações.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil