Into faz mutirão de cirurgias para atender pacientes com lesões no pé

05/08/2013 - 18h26

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) começou hoje (5) um mutirão de cirurgia que atenderá a 40 pacientes com lesões no pé e no tornozelo. A previsão inicial é que 12 operações sejam feitas por dia até quinta-feira (8). É o nono mutirão este ano, e o primeiro para pacientes com problemas no pé.

O objetivo é acelerar o atendimento, proporcionando um tempo de espera menor a quem já está na fila. O chefe do Centro de Cirurgia do Pé e Tornozelo do Into, Isnar Moreira, disse que dependendo do êxito das cirurgias do mutirão, operações extras serão realizadas.

“Existem casos que, ao programarmos o mutirão, vemos quem pode entrar na lista de espera, justamente para o caso de tudo acontecer dentro da normalidade. Quando tudo acontece bem, você acaba estendendo o número de cirurgias para atender um maior número de pacientes possível”, declarou.

De acordo com o médico, o mutirão atende a pacientes que, em sua maioria, sofreram lesões devido a sequelas de traumas, fraturas e doenças reumatológicas. Ao todo, oito cirurgiões estão participando do mutirão, em três salas de cirurgia. “A equipe conta com oito cirurgiões, além de enfermeiros e estrutura ambulatorial para atender aos pacientes”, explicou.

Outro mutirão do Into começou hoje na Fundação Hospitalar Adriano Jorge, em Manaus, e vai atender a 25 pacientes que necessitam de artroplastia primária de quadril, procedimento de substituição da articulação desgastada do quadril por uma prótese. A ação vai até a próxima sexta-feira (9) e faz parte do projeto Suporte, que leva profissionais especializados para regiões com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil